Enquanto Professor que fui, por esta altura, andava eu a pensar na melhor estratégia para, em sala de aula e de forma mais didática, abrir os horizontes aos meus alunos.
Ano, após ano, complementei os conteúdos programáticos com os programas de viagens para os consolidarem. E, mais do que um reforço de aprendizagem, fui percebendo que, aprendiam novas matérias; trabalhavam a interação pessoal com os seus pares; aumentavam a sua autonomia social; visualizavam; ouviam e, por isso, registavam de forma mais coerente o que haviam trabalhado dentro de sala de aula. Aguçava-lhes, por isso, o apetite para questionarem sobre esses e outros temas como ciência, política, história e até cultura.
Fui-me apercebendo, igualmente, que os laços criados comigo e com os meus Colegas que participavam nessas viagens reforçaram-se e permanecem até hoje.
Ser Professor e Pedagogo é ainda uma das profissões mais fantásticas do mundo. Tal como eu, proponho a todos os meus Colegas, as mais variadas áreas de ensino a abraçarem uma experiência como esta.
A realização de uma viagem.
Não estará, porém, sozinho.
O Club AF tem uma equipa experiente que, ajudá-lo-á a preparar desde o projecto de viagens até a concretizá-la. Ocupar-se-á de toda a logística à realização da viagem e, no decurso da mesma, onde será acompanhado por um Tour Leader da N/equipa.
E porque até nós professores sentimos necessidade de viajar e ver novos mundos, estes e outros programas poderão ser igualmente preparados para grupos de Professores.
Como diz Santo Agostinho:
“O mundo é um livro, e quem não viaja apenas lê uma página!”
Professor António Santos
Ce que nos associés ont fait au… groupement d’écoles Afonso de Albuquerque (GUARDA)